terça-feira, 28 de junho de 2011

Games violentos: Suprema Corte de Justiça americana libera venda de jogos violentos para crianças e adolescentes

Counter Strike: jogo violento ao extremoinfluencia jovens de todo o Brasil
A polêmica da liberação da venda e aluguel de jogos violentos a crianças e adolescentes norte-americanos assustou mais uma vez um mundo atordoado pelo constante aumento de casos de  violência juvenil extrema. No Brasil, a acalorada discussão sobre maioridade penal e mesmo a cultura de violência na qual estamos envolvidos leva cada vez mais adolescente sem acesso a educação de qualidade ou direitos humanos básicos a mais crimes e atos infracionais.

Na minha cidade, São Sebastião, me recordo da proliferação de lan houses quando a cidade vivia horrendos momentos de guerras entre gangues. Concordo com a liberdade de expressão, mas ainda mais num país como os Estados Unidos, onde há tantas armas, não será isso um alimento a indústria armamentista e a cultuar de futuros adultos atiradores. Ao meu ver, jogos como Counter Strike, em que se pode assumir papéis como de policiais de forças especiais anti-terrorismo ou mesmo terroristas só forma mais pessoas violentas em potencial. Até porque, nas casas de jogos, se eu morrer, pago mais meia hora de jogo e está tudo certo.  Na vida real, o buraco é bem mais embaixo.
Ontem fiz reportagem sobre dois adolescente, um de 16 e outro 17, que no Recanto das Emas mataram um senhor numa padaria, depois que ele reagiu a um assalto. eles ficaram tão assustados com o que fizeram que nem levaram dinheiro algum, pois matar na realdiade, é muito, muito pior, não só para quem perde entes queridos, mas para quem mata especialmente. Para mim, diante deste quadro, queria mesmo é que fossem banidos os jogos desta natureza da cultura brasileira.

Palavras dos magistrados americanos: "Em virtude de nossa Constituição, os julgamentos morais e estéticos sobre a arte e a literatura são restritos ao indivíduo e não podem ser decretados pelo Estado", afirmou a Corte em sua decisão, tomada por sete votos contra dois.

O Estado pode legitimamente tentar proteger as crianças (...), mas isso não significa que possa restringir as ideias às quais as crianças são confrontadas", apesar de serem sangrentas, racistas ou de ódio, prosseguiu a corte. Além disso, as crianças não precisaram assistir à chegada de novos meios de comunicação para se vir confrontadas a um imaginário violento, completou.Será mesmo..

E no Brasil? Vamos continuar aceitando esta história? Abaixo a cultura de violência. Isso tem que acabar. viva a educação para a paz e felicidade.

Política DF: Cristiano Araújo propõe sugestão para se beber não dirija

Engraçado, Cristiano Araújo, deputado distrital pelo PTB propôs projeto de lei que obriga donos de bar e restaurante a incluir nos cardápios a frase "Se beber não dirija". ele deve ter tirado a lição da vez em que foi encontrado, em novembro de 2007 dirigindo totalmente alcoolizado na contramão da via N1, ao lado do Conjunto Nacional, em sua Toyota/Hilux. Na situação, o parlamentar, reeleito na última eleição, ligou para o comandante da PM, ao que o comandante da época ordenou aos policiais que o levassem para a casa dele, no lago Sul, o que foi atendido.

O caso foi denunciado pelo Jornalista e ex-distrital, finado Silvio Linhares, que na época teve acesso exclusivo ao boletim de ocorrência pela insatisfação dos policiais que repassaram o documento, denunciado em maio de 2008 pelo jornal Correio Braziliense, e Centro de Mídia Independente (CMI). Tomara Cristiano tenha mesmo aprendido a lição.

Um comentário: