sábado, 9 de julho de 2011

VÍDEO DA SEMANA: A Doutrina do Choque, Ascensão do "capitalismo de desastre", por Naomi Klein

Nosso vídeo da semana é uma bomba sobre um ponto de vista muito explícito da escritora americana Naomi Klein: a denúncia de como chocar toda uma população para manter contole sobre ela. O comparativo cm a doutrina do choque utilizada nos hospitais psiquiátricos durante vários anos, quando se davam choques nos supostos doentes mentais para regredí-los a uma condição infantil de personalidade e recondicioná-los a uma personalidade saudável, como se voltassem a ser crianças. Milhares morreram assim. Não diferente, uma linha economistas norte-americana que atuava nos anos 70, incentivou a idéia de manter uma terapia de choque com as populações de outros países que tentassem seguir outros caminhos, como o Brasil que caminhava com João Goulart para a reforma agrária e um socialismo de estado. Não por acaso, os povos latn-americanos sofreram golpes militares e o Brasil passou por 20 anos de ditadura militar, incentivada por essa mesma Doutrina do choque.

O Brasil amarga ainda hoje uma população bastante omissa diante de uma série de corrupções, sacanagens públicas e grandes injustiças sociais por medo. A internet e as redes sociais tem sido grandes ferramentas para a mudança de postura, e pipocam pela selvagem rede mundial manifestações, do Oriente Médio ao Brasil com Marchas e agitações. Cidadãos antes indignados mas sem instrumentos de mobilização e descrentes das organizações sociais como partidos políticos e veículos de comunicação usuais, passaram a se agitar em torno das mudanças pela net. Enquanto essa mobilizações interessam ao capital, como na busca de derrubada de regimes autocráticos nos países do Oriente, as manifestações proliferam sem serem travadas pelas grandes corporações de servidores, como Google e outras redes, sediadas nos grandes países do Norte.

Apesar destes pesares, a cientista social Naomi Klein produziu uma grande obra que aponta históricamente os reflexos das estratégias repressivas capitalistas, que levaram às ditaduras na América Latina durante a Guerra Fria (década de 50 a 80), quando da queda do Muro de Berlim. O Brasil teve, por uma destas ditaduras, cerca de 3000 de seus pensadores e formadores de opinião assassinados, além de vários exilados e tantos outros reprimidos pela tortura. Este curto vídeo, de cerca de sete minutos, demonstra de forma prática e rápida o que dez anosd e escola com geografia e história nunca conseguiram te mostrar, sobre a geografia do imperialismo mais atroz, capaz de matar sem dó pelo único objetivo de fomentar o lucro como valor principal de nossa atual sociedade. A conclusão, talvez, seja o que mais me emociona. A última frase do vídeo traz a grande solução: a comunicação como saída para a ignorância que traz medo e gera mais pessoas abobadas em uma sociedade de pessoas formadas para apenas obedecer a propagandas de cerveja.

A Doutrina do Choque, por Naomi Klein


assista agora http://www.youtube.com/watch?v=Moq8uH_V-84

Nenhum comentário:

Postar um comentário