quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A celebração do poeta

Festival Multimídia reúne grupos de poesia do Distrito Federal
 
No próximo sábado, 27 de agosto, o Beco da Cultura, em Taguatinga, será cenário para uma verdadeira celebração à figura do poeta. Mais de cem artistas, entre poetas, músicos, grafiteiros, performers e VJs, realizarão a PALACOLETIVA – Festival Multimídia do Coletivo Palavra.
 
O evento colaborativo, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), conta com a co-produção de três outros grupos do Distrito Federal: o Ponto de Cultura Tribo das Artes, os Radicais Livres S/A e o Poeme-se. Os grupos aderiram à proposta multimídia e hipertextual do Coletivo Palavra e promovem a realização de cinco ambientes simultâneos dentro da PALACOLETIVA.
 
Explorando o tema escolhido para esta edição do evento – POETA – cada palco propõe perspectivas diferentes que, juntas, construirão um verdadeiro hipertexto no Beco da Cultura: Poeta das Tribos, Poeta dos Amantes, Poeta dos Telhados e Poetinha, este, voltado para o público infantil. O público poderá passear pelos diversos espaços, incluindo o palco principal, e apreciar shows, apresentações poéticas e performances cênicas que acontecem simultaneamente.
 
Online - Haverá a transmissão do evento ao vivo, pela internet, em live stream, e interação com o público, pela projeção de participações via twitter.  Poetas de outras cidades também participarão, postando poemas que serão projetados durante o evento.
 
Programação - A programação do Festival Multimídia do Coletivo Palavra tem início às 16h, com grafitti na rua e realização de oficinas - como “Mobilidade Urbana” e “Gravura em Linólio” – além de atividades infantis. Para a garotada já estão previstas  oficina de perna de pau, teatro de mamulengo com o grupo Roupa de Ensaio e shows de mímica.
 
Às 19h, o Coletivo Palavra abre a programação do palco principal com apresentação própria e segue recepcionando os shows e apresentações poéticas previstos para esse palco. Na seqüência, começam as atividades nos outros palcos do evento, que vai até as 23:30h. A programação completa pode ser conferida no hot-site www.palacoletiva.com.br.
 
Resumo da programação do palco principal:
16:00 – Oficinas e programação infantil
19:00 - Coletivo Palavra
19:45 - Tribo Das Artes
20:00 - Vavá Afiouni e o Toró de Palpite
20:45 - Grupo Poeme-se
21:00 - O Grande Barco
21:45 - Radicais Livres S/A
22:00 - Banda Rádio Central 
23:00 - Coletivo Groove
 

PERFORMANCE DOS LIVROS
A partir da provocação "Onde está o seu verso?", performers do Distrito Federal tem feito desde o dia 03 de agosto uma série de intervenções urbanas em locais públicos do Distrito Federal, dentro da programação da PALACOLETIVA. Mais de 20 performers já aderiram à proposta colaborativa que dispara provocações poéticas para o público nas três edições que já aconteceram da Performance dos Livros – na Praça do Relógio, em Taguatinga, na estação do metrô da rodoviária e na W3 Sul. Nesta quarta-feira (24/08) acontece mais uma edição, na Universidade de Brasília.
 
PALACOLETIVA
Principal produção do Coletivo Palavra, a PALACOLETIVA, que surgiu como um sarau multimídia, assume a expansão da proposta colaborativa no decorrer do último ano e adota a assinatura de Festival Multimídia. O movimento cultural, que nesta edição tem acontecido desde o início de julho, primeiro convida artistas e produtores culturais a pensarem no tema de cada edição. A partir das reflexões de um processo criativo contínuo, são criadas oportunidades para manifestações artísticas diversas, se apropriando do tema e de diversas formas de mídia.
 
HOT-SITE COLABORATIVO
Integra a PALACOLETIVA o hipertexto do poeta, hot-site também colaborativo - www.palacoletiva.com.br. Vários poetas do Distrito Federal e de outros estados do país participam com poesias sobre o tema do Festival. Essas poesias são hiperlinkadas entre si pela proximidade de sentidos, propiciando ao leitor um “passeio poético” pelos textos que se encontram no site, além de outras mídias, como vídeo e poética visual. A colcha de retalhos virtual já conta com mais de 30 colaborações diversas e continuará recebendo novas contribuições até o dia 27 de agosto, quando se encerra o Festival Multimídia.
 
COLETIVO PALAVRA
O grupo de artistas, produtores e técnicos da produção cultural se constituiu em 2010, com o objetivo de produzir Arte de Interface – na concepção do grupo, produções artísticas que integram o hipertexto, a multimídia e a colaboração. Após passar por processo de pré-incubação pela Incubadora de Arte e Cultura do CDT-UnB, tornou-se Associação Civil sem Fins Lucrativos. Mais de 20 colaboradores diretos e outros indiretos mantêm a proposta de produção cultural em rede, boa parte articulada em suas mídias sociais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário