quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Criada a Subsecretaria da Diversidade Cultural do DF

Diversidade cultural virou subsecretaria
 
Secretário atende pedido feito por integrantes do Forum e cria setor
Da Redação Alô Brasília
Foto: DIVULGAÇÃO

A Subsecretaria da Diversidade Cultural é o mais novo setor da Secretaria de Cultura. A ideia de segmentar a secretaria partiu do Fórum de Cultura Popular. Para eles, as diversas expressões culturais precisavam de mais representatividade. O documento com o pedido, feito por integrantes do fórum, foi entregue ao secretário, Hamilton Pereira, em janeiro, e no fim de agosto a subsecretaria foi criada. Dez pessoas foram nomeadas para trabalhar no setor.

A justificativa  para criar um novo órgão é ter um espaço organizado para atender as demandas de  grupos da sociedade subsecretário José Vicente Rezende, conhecido como Preto Rezende, cita alguns exemplos. “Vamos trabalhar a parte da cultura negra, a parte da inclusão social”, diz. Na subsecretaria existem três gerências,: Cultura e Tradições Populares,  Economia da Cultura e  Inclusão e Acessibilidade. Para Rezende, a criação de uma subsecretaria direcionada à diversidade é importante para dar mais autonomia às ações.
“Acho que uma subsecretaria tem um peso maior”.

Os integrantes do Fórum estão satisfeitos, mas esperam que a subsecretaria realmente fortaleça e ajude as expressões culturais. “A gente precisa entender a divisão interna e ver o pessoal que foi nomeado para saber quais são as propostas. Ter a estrutura e não ter plano,  ação e orçamento não faz o menor sentido”, argumenta o antropólogo Marcelo Manzatti,30 que participou do Fórum. Ele diz que apesar de terem elaborado o rascunho do projeto ainda não foram chamados para debater  as políticas culturais. “A gente se reuniu e rascunhou a proposta e entregamos ao secretário. Ficamos aguardando, mas não recebemos nenhum chamado para detalhar porque fizemos um levantamento geral”, explica.

A proposta inicial do grupo previa a criação de uma Subsecretaria de Patrimônio Imaterial, Cidadania e  Diversidade. Eles decidiram fazer a proposta porque observaram a falta de um órgão capaz de gerenciar as manifestações artísticas. Acharam que a criação de uma subsecretaria poderia oferecer uma estrutura melhor. “Estamos trabalhando com grupos segmentados. Só uma Gerência ficaria fragilizada, devido a quantidade de projetos, e também da diversidade temática, que vai da religião ao circo, por exemplo”, afirma Manzatti.
 
Da Redação do Alô

Nenhum comentário:

Postar um comentário