quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Viva Maria 30 Anos: Luta pelos direitos da Mulher e meio ambiente nas ondas do rádio

Programa Viva Maria celebra 30 anos nesta quarta-feira, 14/9

VIVA MARIA
Trinta anos em defesa dos direitos da mulher
Na última quarta-feira, 14 de setembro, o programa Viva Maria, da Rádio Nacional completou 30 anos no ar. A data foi celebrada com o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. A Empresa Brasil de Comunicação – EBC, em parceria com a ONU Mulheres e os Correios, realizou um painel sobre o tema, no Espaço Cultural da EBC, antiga Radiobrás.

O programa marcou a história do movimento feminino e da luta pela proteção do meio ambiente com a atuação da jornalista Mara Régia Di Perna, que atuou intensamente dando voz as mulheres contra a ditadura, na criação das leis e luta pelos direitos da mulher na Consituinte de 1988, e seguiu seus trabalhos de cidadania para o povo da Amazônia Legal, onde promove a troca de conhecimentos tradicionais e utilidade pública de uma forma envolvente e voltada ao público feminino.

História 

Em 14 de setembro de 1981, a radialista Mara Régia estreava , pelas ondas da Rádio Nacional, um programa dedicado à luta pelos direitos das mulheres. A Rádio Nacional foi o primeiro veículo de comunicação do país a dar identidade e voz às histórias de tantas e tantas Marias, numa iniciativa pioneira que contribuiu para tornar o programa Viva Maria referência para o rádio brasileiro.
Mais do que o pioneirismo, no entanto, contam hoje as conquistas que o programa ajudou a construir. Dentre elas a criação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) e do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, resultados de vigorosas campanhas públicas impulsionadas pelo Viva Maria.

Em 1990, a pretexto de uma reforma administrativa, Mara Régia foi afastada da Rádio Nacional Àquela época realizava-se em San Bernardo, na Argentina, o V Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, que congregava, entre as participantes, um grande número de jornalistas e comunicadoras de diferentes países da região. Num gesto de reconhecimento da luta realizada pelo programa, elas elegeram o 14 de Setembro, data da inauguração do Viva Maria, “Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação”. Hoje ele consta do calendário oficial da ONU Mulheres e é comemorado em todos os países da América Latina.

De volta à programação da Radio Nacional desde 2004, o Viva Maria vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, pela Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional do Alto Solimões e também está disponível para download gratuito na página da Radioagência Nacional. Com formato de reportagens e entrevistas que privilegiam a participação das ouvintes, o programa acompanha desde as políticas públicas relacionadas às mulheres brasileiras às informações sobre a saúde sexual e reprodutiva feminina.

HOTSITE:

Para celebrar os 30 anos do Viva Maria, a EBC desenvolveu um hotsite comemorativo. Acesse-o no endereço: http://www.ebc.com.br/vivamaria/

PROGRAMAÇÃO

▪Dia 23 de setembro

Debate sobre gênero e meio ambiente na comunicação em homenagem ao Viva Maria, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, das 19h às 21h30.

Debatedoradas: jornalista Mara Régia e professora Dione Moura (UnB)
Mediação: professoras Kátia Belisário e Liziane Guazina (UnB)
Promoção: Curso de Comunicação Organizacional/FAC/UnB
Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário