quinta-feira, 3 de novembro de 2011

XI Edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Porto Nacional (TO): Vinícius Borba direto de Porto Nacional

5 a 12 de novembro de 2011

Os Jogos dos Povos Indígenas (JPI) chegam à décima primeira edição em 2011, com a bandeira da sustentabilidade e do resgate das culturas indígenas tradicionais. O evento será realizado de 5 a 12 de novembro no município de Porto Nacional (TO), a cerca de 60 km da capital Palmas.

Serão sete dias de competições e apresentações culturais em que são esperados cerca de 1300 participantes indígenas de 35 etnias, vindos de todas as regiões do país. Líderes e observadores indígenas de outros países como Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela também são aguardados.

Uma “Aldeia Olímpica Indígena” está sendo construída na ilha de Porto Real para receber os participantes, além de uma arena com capacidade para um público de oito mil pessoas.

Entre as novidades desta edição, está a divisão do evento em duas temáticas. A primeira, voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20, abordará a Conferência Internacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde e temas com foco na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. A segunda terá como objetivo o intercâmbio esportivo e cultural entre as etnias, além de propor um debate sobre a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Os XI Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com patrocínio do Ministério do Esporte e apoio do Governo do Estado do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

Carlos Justino Terena
Fonte: Site Funai

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário