quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O FAC é nosso! GDF que destine recursos mais descentes para cultura

NOTA DE REPÚDIO

        Nós, Artistas, Técnicos e Auto-produtores da Cultura doDistrito Federal, abaixo assinados, com assento no Fórum de Cultura do DFArtistas Independentes e entidades Associadas das mais diversaslinguagens, vimos por sucessivos governos lutando pela valorização do artista epor seu reconhecimento como ente produtor e transformador da sociedade. Nessaluta, conseguimos grandes vitórias, entre elas a atual conjuntura financeira doFAC de 0,3% da Receita Corrente Líquida do GDF, conquistada após intensamobilização do Movimento Cultural do DF.

        Ao longo dos últimos anos conseguimosincrementar a execução financeira do FAC destinando seus recursosexclusivamente para a atividade fim da cultura, que é apoiar diretamente osprojetos dos artistas, capacitadores e agentes culturais locais.

        Em virtude dos argumentos expostosacima, repudiamos veementemente que o FAC seja utilizado como solução paraproblemas de Caixa do Governo do Distrito Federal e que qualquer alteraçãona execução nos seus recursos, seja feita, sob essa alegação ou qualquer outraque possibilite essa intervenção que consideramos arbitrária, imoral e ilegal.

        Portanto, repudiamos na íntegra a nota públicadivulgada pela Secretaria de Cultura em 30 de agosto de 2012.

        Exigimos um canal direto e definitivo de comunicação com oSecretário de Cultura para discutirmos imediatamente osexcessos  burocráticos e os problemas de execução do Fundo, bem como osformatos dos atuais editais.

        Apoiamos uma dotação orçamentária digna para aSecretaria de Cultura da Capital da República, para que possam ser executadosprojetos de caráter urgente como a recuperação de espaços públicosdegradados e a realização de editais específicos para efetuar contratação deatrações artísticas de eventos festivos do calendário, como Natal,Ano-Novo e Carnaval.
 Assinam:

Gustavo Vasconcellos,Luciano Astiko,Maria Carmem,João Carlos Correa,Regina Maura,Luiz Fenelon,EvaPereira,Jorge Marino de Carvalho,Geldo Pereira de Araújo,Leandro Nogueira,FábioBarrera,Kuka Escotesguy,José César,Carlos Augusto Cacá,Eli Moura,Victor Z,DayseHansa,Maíra Oliveira,Fernando Corbal,Ankomárcio Saúde,PatríciaTavares,Alessandra Roscoe,Jorge Antunes,Janette Dornellas,Yara de Cunto,SérgioMaggio,Jones Abreu,Adeilton Lima,Pablo Peixoto,Jorge Lisboa Antunes,RenioQuintas,J.Procópio,Patrícia Del Rey,Ivone Oliveira,Luís Carlos Faísca,HugoFigueiredo Lemos,Cleber Lopes,Flávio Mesquita,César de Paula,LíviaFrazão,Lorena Oliveira,Cláudia Leal,Anderson C.P. Ribeiro,Monica Berardinelli,e as entidades Fórum de Cultura do DF e NAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário