segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mambembrincante se apresenta no Festival Internacional de Teatro de Bonecos e representa o DF no Rio de Janeiro

Preparando seu quarto CD, o grupo de Cultura PopularMambembrincante participa da 11ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília dia 15, no Teatro Nacional. Personagens como Jaraguá, Burrinha, Boneca Nêga Fulô e o Boizinho dançam durante o espetáculo e criam um ambiente de interação com o público no tradicional Festival que envolve bonequeiros de todo o mundo.

Aos 12 anos de existência, o Mambembrincante representará o DF no encontro Brasil Rural Contemporâneo no Rio de Janeiro na próxima semana. Este momento do grupo ilustra esta fase de profissionalização da cultura popular no Distrito Federal que a cada ano se fortalece com participações em eventos nacionais.

Cultura popular em alta e o DF representado no Rio de Janeiro

Para o vocalista e fundador do grupo, Chico Nogueira, essa vivência artística que reproduz a essência do povo brasileiro traduz a construção da identidade brasiliense. “Temos um pouco de todo o Brasil no DF, e na cultura popular vemos o somatório disso com muita beleza, desde a musicalidade que praticamos até a participação do público que tanto se identifica”, diz. Para Chico, a valorização do tradicional tem se demonstrado uma realidade no meio urbano, pelotrabalho de grupos como o Mambembrincante.

O “Festival de Culturas Populares, O Festival Internacional de Teatro de Bonecos entre outras iniciativas tem nos demonstrado essa força que, no DF, é cada vez maior. Voltar ao Rio é resultado de um trabalho de pesquisa e amor à arte”, afirmou.
 
O Distrito Federal no Brasil Rural Contemporâneo
O grupoMambembrincante tocou na programação cultural dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007, e agora, volta à cidade maravilhosa para levar mais da arte candanga à 8ªEdição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória.

O grupo
Formado em 2000, com Chico Nogueira (vocal e viola), Léo Terra (viola, cavaco, rabeca, charnago e percussão), Anahi Nogueira (vocais e percussão), Érika Cortêz (vocais e percussão) e Marcos Ramalho (direção de percussão), o grupo Mambembrincante, apresenta um espetáculo interativo permeado por bonecos gigantes, com muita dança, alegria e festa.

Tendo realizado shows por vários estados brasileiros, além de turnê pela Europa, o grupo trabalha com a beleza da ancestralidade musical brasileira nas cirandas, violas, vozes e arranjos bem brasileiros.

Agenda Novembro DF e Rio

Mambembrincante no 11º Festival Internacional de Bonecos de Brasília, dia 15 de novembro, 22h no Palco Diversidade, Teatro Nacional.

Dia 20, Festival - Mambembrincante no Museu/ Planaltina (DF)- Centro Histórico - às 20h00. Entrada Franca – Classificação Livre




Espetáculo Mambembrincante no Rio de Janeiro - 8ª Edição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012 - Marina da Glória, Rio de Janeiro - Dia 23 e 25 de novembro



Assessoria Vinícius Borba – (61) 8551 1075/ 8169 8150 –









 


 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário