terça-feira, 26 de março de 2013

Babilônia Norte: reocupando, reresistindo, retransformando


  Vamos ocupar a Babilônia Norte
  
ASSISTA AO VÍDEO CONVITE

         Jovens idealizadores unem-se a artistas para revitalizar importante espaço urbano esquecido da Capital Federal
 
Apelidada de Babilônia Norte, as quadras comerciais da 205/206 da Asa Norte se diferenciam de todas as outras de Brasília. Bastante esquecido, o espaço é rodeado de estigmas que afastaram durante anos o interesse comercial. Felizmente, instigados pela diversidade da quadra, artistas, comerciantes e comunicadores criaram um movimento para revitaliza-la e torná-la um centro cultural.
 
Babilônia Norte é um espaço bastante estimado por artistas da cidade, que vislumbram no local a possibilidade de recomeço por meio da arte. Com esse fim, estão previstas ações como cuidados com o jardim, por meio de oficinas artísticas, e intervenções criativas e poéticas espalhadas pelas paredes. Ao final, o projeto comtempla um documentário e um evento de exibição interativo.
 
Para alguns, o nome popular de Babilônia Norte faz referência aos jardins suspensos que decoram (ou deviam decorar) as janelas. Para outros, o apelido faz alusão à miscelânea de ideias, pessoas e culturas que a quadra abriga. “Especulações à parte, o que importa é que a Babilônia Norte é de fato a quadra mais peculiar do Plano Piloto”, declara Fred Gallo, gerente multimídia do projeto. Criada em 1979, a comercial possui quiosques envidraçados (hoje utilizados como depósitos), um jardim no terraço e diversos espaços inusitados, como, por exemplo, as duas passagens subterrâneas que ligam uma comercial a outra.

Com a proposta de uma experiência cultural que toma conta da rua, o projeto se vale ainda de outras manifestações artísticas para ampliar sua mensagem. No documentário intitulado “Babilônia Norte”, dirigido por Renan Montenegro, artistas foram convidados a apresentar o espaço por meio de seus trabalhos, mostrando a relação entre a arte e o espaço arquitetônico inusitado. Entre os personagens do filme estão os poetas Nicolas Behr e Patrícia Del Rey, o fotógrafo Humberto Lemos, as artistas plásticas e artesãs Vera Guadalupe e Alessandra Cardoso, o ator João Antônio, a grafiteira Juliana Borgê e o trio de DJs Criolina.

O evento de exibição do filme está marcado para quarta-feira (27), às 19h30. Além da premier do documentário ao ar livre, o evento terá exibição uma mostra fotográfica, experiências multimídia com QR Codes, uma parede poética interativa, performance teatral, grafite ao vivo e apresentação musical. Ao final, o espaço terá uma edição especial da festa Criolina Champagne, em parceria com o Criolina e o Espaço Cena.

O projeto Babilônia Norte é o primeiro trabalho do Coletivo Capadócia, formado pela agência de branding Kula BrandLab e pela produtora de conteúdo Rodoferrô. Este trabalho conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Agência IR.wi (OSCIP ligada ao Instituto Mundial para as Relações Internacionais) e com a parceria do Espaço Cena, da Cambalhota Cinema Digital, do Sebinho, do Ateliê ÔdeCasa e da TMTA Comunicação.
 
Serviço:
Dia: 27 de março (quarta-feira)   19h30
Local: 205/206 Norte (Comercial)
Evento gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário