quinta-feira, 4 de julho de 2013

Teatro de rua da periferia ao centro: Farra da Comunidade chega a São Sebastião

Nova edição da Farra da Comunidade levará jovens de São Sebastião para apresentações teatrais de rua no Eixão da Cultura

Após grande sucesso dos espetáculos apresentados com dois grupos envolvendo cerca de 50 jovens e adolescentes de Planaltina (DF), o projeto Farra da Comunidade inicia novo processo de oficinas gratuitas a partir do dia oito próximo, agora na cidade de São Sebastião. Numa construção cênica baseada no teatro-dança, a peça que entra em sua terceira edição, traz conteúdo forte em críticas sociais permeado por muita música brasileira nos espetáculos que tem duração média de três horas, verdadeiras maratonas teatrais. Pela exaustão dos corpos, o diretor Thiago Jorge tem alcançado resultados impactantes nas apresentações que ocorrem no Circuito Eixão da Cultura, alguns domingos do mês.

Para o diretor, o resultado de Planaltina baseado no processo criativo com atores e não-atores que se envolvem nas oficinas tem sido grandioso. “Já tivemos essas duas edições e em cada uma a personalidade das comunidades tem se expressado. Planaltina trouxe elementos da festa do Divino, tradição da cidade, assim como a temática da drogadição que preocupa os jovens que participaram da oficina”, disse. Dançarinos profissionais também tem se somado ao processo, como ocorreu em especial em Planaltina, com a participação dos dançarinos da Companhia de Dança Vidart.

Novas oficinas em São Sebastião, Taguatinga e Varjão

Para São Sebastião as inscrições já estão abertas, para as oficinas na próxima semana, de 8 a 13 de julho, com apresentação dia 14 no Eixão, e ainda de 21 a 27 de julho, com apresentação dia 28, também no Eixão. O projeto deve atender ainda as cidades de Taguatinga e Varjão, que terão oficinas e espetáculos apresentados em agosto, setembro e outubro. O projeto, realização do Coletivo Palavra com apoio do Fundo de Apoio a Cultura pelo Circuito Eixão Cultural traz como essência a intenção de buscar a teatralidade por meio das experiências de vida dos atores e não-atores envolvidos, sendo inseridos no mundo das artes pela experiência intensa que é o espetáculo Farra da Comunidade.

 Inscrições são gratuitas pelo site WWW.farradacomunidade.com.br ou acesse o Facebook Farra da Comunidade

Serviço:

Oficinas teatrais Farra da Comunidade
Primeira oficina -  8 a 13 de julho, na quadra poliesportiva em frente a 30ª DP(ao lado do sintético), São Sebastião, com apresentação dia 14, no Eixão, altura da 208 Sul
Segunda oficina - 22 a 27 de julho, apresentação dia 28 também no Eixão, altura da 205 Norte
Inscrições gratuitas, mínimo 14 anos para participar
Classificação dos espetáculos livre
Informações pelo telefone (61) 85511075 ou pelo email farradacomunidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário