quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agosto vai terminar com força e muita literatura e poesia na Asa Norte. Principalmente para quem passar pelo Açougue cultural T-Bone na última semana do mês. É que entre as noites de 27 e 30 vai acontecer a “3ª Bienal do B - Poesia e Literatura na Rua” e a comercial da 312/313 Norte vai ser tomada por 100 poetas adultos, um bom número de poetas-mirins, músicos, cantores, pintores e desenhistas. Durante a Bienal também serão lançados livros, apresentado filmes e realizados mini debates de meia hora sobre a cultura da cidade. Estes pequenos bate papos terão a participação de artistas, políticos e gestores que discutirão temas importantes para a cultura local como projetos, espaços para apresentações, financiamento e gestão. O público também participa com perguntas e comentários.

O Açougueiro cultural, Luis Amorim, coordenador da Bienal espera um publico maior do que o do ano passado que foi estimado em 4 mil pessoas durante os 4 dias. “A Bienal do B já se firmou como um evento de peso no calendário cultural da cidade, oferecendo à população gratuitamente poesia, música, pintura, literatura, teatro. Este ano estamos também abrindo espaço  a discussão da comunidade com os gestores de cultura, com os políticos que fazem as leis e também com os artista que enriquecem a vida da cidade com seu trabalho.”, afirma Amorim.  

Muitos livros serão lançados este ano na Bienal do B de poesia e literatura na rua, entre eles Este, do poeta Fabrízio Morelo, que apresentará também um clipe/poema com a participação dos poetas mais conhecidos da cidade. O poeta e escritor André Giusti lançará a 2ª edição do seu primeiro livro de contos Voando Pela Noite (Até de Manhã) com direito a autógrafos e bate papo com os leitores. A lista de lançamentos e grande e está no site do Açougue Cultural T-Bone; 

Este ano a Bienal passa a ser não só de poesia como de literatura, abrindo um pouco mais seu alcance e oferecendo mais uma janela para a literatura local.

O patrono é de Brasília

A Bienal do B que já teve nas suas edições anteriores patronos como Thiago de Melo e Ledo Ivo, este ano resolveu investir nos artistas locais e terá como patrono o poeta Nicolas Behr. Nascido em Cuiabá, mas criado em Brasília, Behr é o mais conhecido dos poetas da cidade e um dos mais fortes representantes da chamada geração mimeógrafo que agita a cultura da cidade desde os anos 80.
Os outros homenageados na Bienal são o poeta Eudoro Augusto, o sambista Carlos Elias, a atriz e diretora de teatro Tereza do Mapati e o pintor Paulo Iolovitch.

Uma bienal  para crianças

A novidade mais esperada é a Bienalzinha de Poesia do B que acontecerá no espaço criança da Bienal e terá uma exposição de poemas sobre bichos ilustrados por artistas plásticos, oficinas de desenhos com Jô Oliveira, de pintura com Paulo Iolovitch, de poesia com Vicente Sá, exibição de filmes e a apresentação do poema visual para crianças criado pelo poeta Antônio Miranda.
Na Bienalzinha as crianças também poderão se apresentar, ler poemas, assistir espetáculos de teatro de bonecos e levar seus pais a conhecer um pouco da poesia feita no Distrito Federal.
A idéia do coordenador da Bienalzinha, Vicente Sá, é proporcionar o acesso destes novos leitores ao universo literário, formando também novos leitores de poesia e, por que não, poetas.
Entre as atrações musicais que se revezarão nas quatro noites da “Bienal do B de Poesia e Literatura na Rua”  estão Simone Guimarães, Renato Matos, Oficina Blues, Afonso Gadelha, Dialeto Sound Crew e Banda Eliab Lira. Vai ser isso tudo junto e misturado numa verdadeira festa popular e gratuita no final do mês de agosto na 312/313 Norte.

Serviço:
3ª Bienal do B da poesia e Literatura na Rua
De 27 a 30 de agosto de 2013
Local – Açougue cultural T-Bone 312/313 Norte
Das 18 às 22 horas
Entrada franca
Censura livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário